Maratona BTT Cidade de Albergaria

27 de Abril - 2014

Banner



Depois do período de férias, não de pedaladas mas de participação em provas, os eXCepçãoBTT voltaram às provas. Desta feita foi à Maratona 5 Cumes em Barcelos, organização levada a cabo pelos Amigos da Montanha.

A vontade era grande, mas a chuva durante a madrugada deixou-nos algo apreensivos. Mesmo assim até Barcelos foram 10 elementos, sendo 4 da “delegação norte”.

Com hora de partida combinada para as 6h, foi possível às 7:45 todos os elementos estarem devidamente equipados para efetuar o controlo 0.

Só Bruno Costa já tinha estado presente nos 5 Cumes, mas o facto de ser uma prova que faz parte da taça de Portugal de maratonas, não nos deixava grandes dúvidas quanto à qualidade da organização.

Depois do controlo 0 feito, tivemos de aguardar ainda cerca de uma hora até ao inicio da prova.A cerca de 5 minutos antes da partida eis que alguns dos nossos receios relativos à vontade do S. Pedro se começavam a confirmar, com a primeira chuva forte, ainda que passageira.

Às 9:30 em ponto foi dada a partida com os cerca de 2500 atletas a arrancarem para a odisseia que os esperava.

Depois de alguns quilómetros sempre em ascensão que permitiram o estender o pelotão até à entrada nos trilhos e apesar de alguma chuva, o piso estava bastante compacto o que permitia rolar sem grande dificuldade.

Depois do primeiro cume, o ponto mais alto do percurso escolhido pela organização, o piso tornou-se menos compacto e mais escorregadio, o que viria a provocar algumas quedas. Quanto aos eXCepçãoBTT, foram duas, felizmente que sem gravidade, apenas uns cromados riscados para ter histórias para contar.

Dos dez elementos que levámos até Barcelos, cinco partiram com a intenção de fazer o 85 Km’s dos 5 Cumes, mas por problemas mecânicos ou opção, apenas Bruno Costa fez a distância grande onde obteve um honroso 7º lugar na promoção.

A chuva intensa dificultava a progressão nos trilhos, com muita lama que obrigava os ciclistas a desmontar das suas máquinas mesmo em zonas planas, não permitindo assim desfrutar melhor dos belos trilhos da região.

Os últimos 700 metros de prova, mesmo às portas do estádio,foram num verdadeiro lamaçal que obrigou a organização a alterar o percurso, o que pode ter provocado algumas diferenças nas classificações, mas que se revelou uma opção muito sensata face ás condições.

Em termos organizativos os Amigos da Montanha estão de parabéns, não nos apercebemos de falhas, apenas alguma demora na lavagem apesar do número de mangueiras parecer suficiente, no entanto a quantidade de lama  tornou o processo mais demorado. A capacidade dos balneários também nos pareceu claramente insuficiente para tantos participantes.

As nossas classificações:

3 Cumes:
52º Telmo Marques - 02:47:12
261º Nuno Quaresma - 03:25:08
301º Eduardo Barbosa - 03:28:35
414º Carlos Gomes - 03:36:25
654º Carlos Oliveira - 03:57:00
857º Marcelo Ribeiro - 04:12:07
1419º António Mortágua - 05:08:20
1539º Marco Gomes - 05:45:02

5 Cumes:
7º Bruno Costa - 04:40:26

Pedro Pinheiro não terminou devido a problemas mecânicos.

 

Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.