Maratona BTT Cidade de Albergaria

27 de Abril - 2014

Banner

Não menosprezando de forma alguma as provas que se vão organizando nas zonas mais próximas das nossas residências - até porque se revelam as mais bem organizadas a nível nacional, podemos dize-lo sem rodeios –, há um gosto especial em trilharmos caminhos e paisagens diferentes e competir/conviver com amantes da modalidade de outras zonas do país. Assim sendo aceitamos o desafio de ir conhecer a Serra da Boa Viagem junto á Figueira da Foz numa organização da delegação local da Cruz Vermelha Portuguesa. Juntando o útil de ajudar esta instituição que é uma marca com um importante relevo social, e o agradável de desbravar uma montanha á beira-mar, um cenário pouco habitual e por isso mesmo, entusiasmante.

Os 17 eXCepçãoBTT inscritos demonstrava a vontade em conhecer esta zona apesar da instabilidade climática que se viveu nos dias anteriores á prova. Devido a esse facto a organização acabou por anular a distância de 55km e juntar todos os inscritos num circuito de aproximadamente 36km. Este facto decidido em cima da hora e erradamente não comunicado pela organização de forma mais prévia, afastou alguns participantes e criou desilusão pela falha na comunicação e por não poderem fazer a distância mais longa. Apesar disso 15 dos nossos atreveram-se a perceber no terreno as dificuldades da fantástica combinação entre singletracks escorregadios de pedra e lama e uma natureza irrepreensivelmente bonita desta serra. Dificuldades e dureza que fez perceber melhor a opção da organização em adotar apenas a distância mais curta, porque tanto para a mecânica como para a destreza dos betetistas eram terrenos de dureza e técnica muito exigentes, o que se pode comprovar pelo balanço de quedas e avarias mecânicas existentes. Assim a progressão num terreno pesado foi feita com médias baixas com tempos na maioria acima das 2 e 3 horas de prova.
Queríamos deixar aqui de forma construtiva a nossa opinião quanto aos pontos positivos e negativos deste evento:

Negativos: percurso com algumas deficiências na marcação principalmente nas zonas populacionais, faltaram placas de indicação do local de partida e chegada, almoços e banhos; placas a indicar aproximação a troços do percurso mais perigosos; local de chegada perigosa no caso de eventuais disputas de posição; faltou no local de chegada e após a prova um reforço de fruta e águas por exemplo; lavagem das bikes insuficiente para o número de participantes e para as condições do terreno; falta de identificação de pessoas pertencentes á organização que fornecessem indicações úteis.
Positivos: excelente e retemperador banho; almoço servido de forma rápida e com qualidade e diversidade (a quantidade de sobremesas existentes revelou como quiseram receber bem os concorrentes); simpatia e disponibilidade das pessoas da organização, que de forma humilde tentaram resolver e reagir aos problemas que foram surgindo, mostrando toda a vontade em aprender e melhorar numa próxima vez; os trilhos, que apesar das condições climáticas adversas foram duma espetacularidade única; o convívio, com tantos “senãos” não faltou boa disposição de todos os envolvidos e o sentir que o mais importante era poder ajudar de alguma forma uma instituição que as pessoas prezam.
Ficou a vontade de regressar não para uma Boa Viagem mas para uma viagem ainda melhor.
Para a história ficam também os bons resultados desportivos conseguidos pelos eXCepçãoBTT com particular destaque para o excelente 3º lugar na classificação geral conseguido por Pedro Pinheiro que concluiu a prova com 01:58:45 sendo o 2º classificado na categoria de Master A e António Matos que obteve o 3º lugar em Sub23/Elite. Ainda na categoria Master B os 5º e 6º lugares conseguidos por Fausto Saraiva e Rui Pinto demonstram bem o elevado nível competitivo conseguido neste final de época.

Os nossos resultados:
Sub23/Elite
3º     António Matos         331    02:07:23
10º   Paulo Santos           45     02:18:21
11º   Miguel Ferreira         42     02:21:39

Master A
2º       Pedro Pinheiro         34      01:58:45
48º     Carlos Gomes         373     03:19:50
49º      Hugo Soares           62      03:19:52

Master B
5º     Fausto Saraiva         39     02:18:18
6º     Rui Pinto                 38     02:21:11

 

Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.